Morre Zilma Domingos, integrante do Terno de Congo do Rosário, em Poços de Caldas, MG
16/02/2024
Zilma era filha do capitão Seu Ditinho e dedicou grande parte da vida à devoção a São Benedito. Em 2022, ela foi uma das homenageadas na exposição “Mulheres Criativas”. Morreu nesta sexta-feira (16), Zilma Maria da Costa Domingos, integrante do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário de Poços de Caldas (MG). Zilma tinha 59 anos e dedicou grande parte da vida à devoção a São Benedito, padroeiro local. Ela lutava contra um câncer.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Filha de 'Seu Ditinho', capitão do Terno de Congo do Rosário, ela dançava Congo desde criança e ajudou a enriquecer a tradição na cidade sul-mineira.
Há mais de 20 anos, ela assumiu responsabilidade na Congada, atuando na organização dos figurinos, no cuidado com a alimentação do grupo e nas saídas do Terno pelas ruas de Poços durante as festividades.
Morre Zilma Domingos, integrante do Terno de Congo do Rosário em Poços de Caldas, MG
Prefeitura de Poços de Caldas
Na família de Zilma, várias gerações participam do congado, incluindo netos, bisnetos, genros e noras. Durante duas décadas ela se dedicou à função em que atuava para ajudar e honrar seu pai.
Em 2022, ela foi uma das 150 mulheres ligadas à arte e à cultura do município homenageadas na exposição virtual “Mulheres Criativas”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) em referência ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher.
O corpo será velado no Velório Municipal e o sepultamento será às 16h desta sexta-feira (16), no Cemitério da Saudade.
Nota de pesar
Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura lamentou o falecimento de Zilma e se solidarizou.
“[...] à família, aos amigos e aos congadeiros de Poços de Caldas, em especial ao capitão do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário, Benedito Luiz da Costa, o querido Seu Ditinho, neste momento de dor e tristeza. Ao mesmo tempo, celebra a fé e a devoção de Zilma Maria da Costa a São Benedito e sua dedicação na manutenção, valorização e perpetuação da tradição das Congadas no município”.
Veja todos os vídeos do Sul de Minas:
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas